Direito - Jataí

Turno: predominantemente noturno

Duração: dez semestres (5 anos)

Sede do curso: Regional Jataí

Sobre o curso de Direito

O Curso de Direito é voltado para o desenvolvimento de habilidades ecompetências envolvendo a articulação entre distintas formas do saber jurídico, dareflexão teórica às soluções práticas, com ênfase para a efetivação de direitos e oaprimoramento dos sistemas de justiça.

Tem por intuito abordar as questões sociais emergentes ou crônicas que serelacionam com as instituições jurídicas, em especial na região do sudoeste de Goiás,incluindo suas formas tradicionais de ocupação e exploração da terra e dos recursosnaturais, bem como suas características socioculturais.

O curso busca contemplar em suas disciplinas obrigatórias as tradicionaisáreas jurídicas e volta-se a conteúdos vinculados com preocupações ambientais esociais, de forma a contribuir para a formação de juristas comprometidos com orespeito e à garantia dos direitos humanos e o desenvolvimento da sociedade.

Inserido na universidade pública, o Curso de Direito busca a integraçãoindissociável das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O ensino é direcionado a uma formação que destaca a interdisciplinaridade e apreocupação com as demandas regionais e nacionais, trabalhando a participaçãodiscente nas esferas de discussão em seus locais de atuação.

A pesquisa se dá a partir de reflexões críticas que permitam soluções e adesconstrução/construção de novos conhecimentos.

A extensão universitária prioriza a relação entre a Universidade e a sociedadea partir de iniciativas que tenham como fundamento a emancipação de sujeitos deuma coletividade por meio da melhoria da condição de vida de todos, atendendosituações críticas e emergenciais e reconhecendo e proporcionando soluçõesdefinitivas.

O egresso do Curso de Direito da Regional Jataí da Universidade Federal deGoiás deverá apresentar proficiência acadêmica e profissional, sólida formação gerale humanística, sendo capaz de desenvolver suas habilidades e competências paraanalisar fatos de forma contextualizada, dominar conceitos, terminologia jurídica eprocedimentos processuais.

O profissional também deverá apresentar uma postura reflexiva e visão crítica,de forma a fomentar a capacidade e aptidões para o desenvolvimento deaprendizagem autônoma e socialmente comprometida, indispensável ao exercício dascarreiras jurídicas. O egresso também deverá ser capaz de trabalhar em equipe e secomunicar de forma adequada, sempre dentro de princípios éticos e morais sólidos.

O egresso do Curso de Direito poderá atuar como docente, pesquisador ou consultor na área jurídica, poderá ainda atuar como advogado privado ou advogado público, delegado de polícia, promotor de justiça ou juiz de direito.

Clique aqui para visualizar o site do curso.