Educação no Campo - Licenciatura - Goiás

Sede do curso: Regional Goiás

Entrada no curso: 1º e 2º semestres de cada ano

Sobre o curso de Educação no Campo - Licenciatura

O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza (LEdoC) da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás é um curso de Graduação ofertado no período matutino e noturno com duração de oito semestres, isto é, quatro anos. Funciona na modalidade da Pedagogia da Alternância, em três momentos: Tempo Universidade I, Tempo Comunidade e Tempo Universidade II.

O Tempo Universidade é desenvolvido com aulas presenciais nas dependências da UFG, Regional Goiás, Unidade Especial de Ciências Humanas, que funciona no Colégio Sant'Ana, na Cidade de Goiás. O Tempo Comunidade é realizado nas comunidades de origem da moradia dos alunos. No qual vão realizar atividades no município, nas escolas, nas organizações e movimentos sociais, cumprindo o fluxo curricular da alternância. Nesse período, os estudantes são orientados por seus professores.

Os professores do LEdoC são 40h, com Dedicação Exclusiva (DE), têm formação nas áreas de licenciaturas (Etno-Matemática; Filosofia; Biologia; Química; Letras; Física) em bacharelado (Serviço Social; Pedagogia), Extensão Rural (Agronomia). Isso reflete em uma formação interdisciplinar e transdisciplinar.

O ingresso nesse curso ocorre por meio de inscrição no Edital do Programa de Licenciatura em Educação do Campo e aprovação no Processo Seletivo Específico (Vestibular), que acontece duas vezes ao ano.

Endereço da Regional Goiás, Unidade Especial em Ciências Humanas:

Rua Americano do Brasil, nº 35, Centro. Cidade de Goiás, GO, Brasil.

CEP: 76600-000;

Fone: 62-33721440;

e-mail: ledoc.goiasufg@gmail.com

O LedoC visa à formação de professores para atuar na área das Ciências da Natureza e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio em escolas situadas em municípios com até cinquenta mil habitantes. Além disso, busca a articulação entre Educação e a realidade específica das populações do campo. Proporciona ainda aoegresso, uma formação profissional nos domínios epistemológicos, político-educacional e didático-metodológico, aliando o entendimento das relações entre Sociedade, Campo e Educação.

As habilidades adquiridas durante o curso, auxiliará os egressos do LEdoC na atuação e intervenção nas políticas educacionais dos últimos anos do Ensino Fundamental, como também no Ensino Médio, além de contribuir na gestão do conhecimento escolar enriquecido com os temas sociais que foram tratados sob a perspectiva transversal, articulados com a comunidade, as organizações e movimentos sociais.

Ou seja, educadores que compreendem a política educacional e a formação de adolescentes e jovens do campo com conhecimento sócio-política-econômica e cultural da realidade contextual em que as escolas estão inseridas, assim como, com capacidade de planejamento de ações pedagógicas interdisciplinares que assegurem a participação de todos os sujeitos sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.