História - Bacharelado - Goiânia

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Sobre o curso de História - Bacharelado

Em 2009, a Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) desmembrou-se, dando origem a três faculdades, dentre elas, a Faculdade de História (FH). O curso de História tem por objetivo desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, a articulação permanente entre produção e divulgação do conhecimento histórico, a abertura para o aperfeiçoamento contínuo, bem como a aprendizagem autônoma com base em sólida formação teórica, cultural e ética. O funcionamento do curso dar-se-á durante o turno matutino e noturno, contando com a carga horária de 2.406 (duas mil e quatrocentos e seis) horas para o bacharelado. Para a execução da carga horária exigida, o curso terá duração de 07 (sete) semestres. O curso de História compreende que a formação do historiador, tanto no bacharelado quanto na licenciatura, está diretamente vinculado a prática da pesquisa. A elaboração do trabalho final (monografia) é uma exigência do curso de bacharelado. O curso se divide em duas etapas: o núcleo comum (disciplinas básicas do curso) e o núcleo específico, voltado para a formação do pesquisador. Nesse sentido, procuramos articular as atividades da graduação com a  reflexão em torno das linhas de pesquisa da pós-graduação em História (PPGH). Ressalte-se também o empenho da Faculdade de História em promover atividades de extensão, bem como cursos de especialização (EaD - História das Relações Etnicorraciais e Educação Quilombola).

A regulamentação da profissão de historiador foi amplamente debatida nos últimos anos. A atividade profissional do bacharel em História está voltada para as atividades de pesquisa, portanto não pode atuar na área do magistério sem a formação específica (Licenciatura).  Entretanto, o bacharel em História pode atuar em várias atividades, tais como:
- organização de informações para publicações, exposições e eventos em empresas, museus, editoras, ou emissoras de Televisão, sobre temas de História;
- planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica;
- assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica;

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de História