História - Licenciatura - Goiânia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Sede do curso: Câmpus Samambaia

Sobre o curso de História - Licenciatura

Em 2009, a Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ( FCHF) desmembrou-se, dando origem a três faculdades, dentre elas, a Faculdade de História (FH). O curso de História tem por objetivo desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do aluno, a articulação permanente entre produção e divulgação do conhecimento histórico, a abertura para o aperfeiçoamento contínuo, bem como a aprendizagem autônoma com base em sólida formação teórica, cultural e ética. O funcionamento do curso dar-se-á durante os turnos matutino e noturno, contando com a carga horária de 2808 (duas mil, oitocentas e oito) horas para a Licenciatura. O curso compreende dois núcleos: o núcleo comum (disciplinas básicas do curso) e o núcleo específico, que está voltado para a formação do professor.  Para a execução da carga horária exigida, o curso terá duração de 08 (oito) semestres.  O curso de História compreende que a formação do historiador, tanto no bacharelado quanto na licenciatura, está diretamente vinculado a prática da pesquisa.  Nessa direção, torna-se fundamental a integração dos alunos da graduação com as atividades desenvolvidas na pós-graduação em História (PPGH). Ressalte-se também o empenho da Faculdade de História em promover atividades de extensão, bem como cursos de especialização (EaD - História das Relações Etnicorraciais e Educação Quilombola) e a aproximação entre a Faculdade e os professores de História da rede municipal de Goiânia e adjacências.

A regulamentação da profissão de historiador foi amplamente debatida nos últimos anos. É consensual que a atividade profissional do historiador se situa em horizonte bem mais amplo que o magistério. Certamente, o magistério ocupa papel de destaque no mercado de trabalho, mas o historiador pode se dedicar a outras áreas:
- organização de informações para publicações, exposições e eventos em empresas, museus, editoras, ou emissoras de Televisão, sobre temas de História;
- planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica;
- assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica;
- assessoramento na seleção de documentos a serem preservados;
- elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Acesse o site da Unidade Acadêmica: Faculdade de História