História - Licenciatura - Catalão
História - Licenciatura - Catalão
Turno: noturno
Duração: oito semestres (4 anos)
Sede do curso: Regional Catalão
Entrada no curso: 1º semestre de cada ano
* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), o estudante deverá obrigatoriamente optar por grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)
Sobre o curso de História
O curso de Licenciatura em História tem como objetivos a preparação do licenciando para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho docente, oferecendo formação teórica consistente que permita compreender de forma crítica a sociedade, a cultura e o desenvolvimento do ensino como meio de produção do conhecimento histórico e intervenção na prática social, bem como a compreensão crítica da sociedade e do papel do educador ou educadora em seus aspectos políticos, sociais, econômicos e históricos;
O curso de licenciatura em História do CAC visa, ainda, preparar o licenciando para: a compreensão do contexto educacional, capacitando-o a atuar na gestão, planejamento, execução e avaliação do processo educativo; a adoção da pesquisa como uma dimensão da formação do trabalho docente; o entendimento das relações contraditórias que permeiam o mundo do trabalho, articulando-as com a formação acadêmica, de modo a promover a inserção crítica na profissão, a autonomia intelectual e profissional e a capacidade de trabalhar interdisciplinar e coletivamente.
Profissão
Ao final do curso, os graduados e graduadas em História deverão, enquanto licenciados:
-
Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
-
Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
-
Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
-
Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
-
Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
-
Desenvolver competência na utilização da informática e tecnologias da informação e comunicação;
-
Dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino – aprendizagem no s níveis fundamental e médio da educação escolar;
-
Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transformação do conhecimento científico em matéria de ensino para os diferentes níveis de ensino;
-
Dominar as novas tecnologias aplicadas ao ensino;
-
Dominar a pesquisa voltada para o ensino de história.