Letras - Português/Inglês - Licenciatura - Catalão
Letras - Português/Inglês - Licenciatura - Catalão
Turno: matutino
Duração: oito semestres (4 anos)
Sede do curso: Regional Catalão
Entrada no curso: 1º semestre de cada ano
Sobre o curso de Letras - Português/Inglês - Licenciatura
O Curso de Letras – Habilitação Português e Inglês - tem como proposta possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade intelectiva e criativa por meio da linguagem, apreendida na sua diversidade linguística e literária, tanto em Língua Portuguesa quanto Língua Inglesa. O estudo da linguagem, considerado como eixo epistemológico, configura-se como o núcleo que perpassa todo o curso, tanto em sua parte comum como na diversificada. O gosto pela leitura, pelo estudo da linguagem nos seus diversos aspectos, a sensibilidade para a percepção estética e a capacidade para a análise crítica são elementos que devem constituir o perfil do futuro profissional de Letras. O curso buscará preparar o futuro profissional não só para enfrentar um contexto sócio-histórico-econômico e cultural dinâmico e competitivo, mas, sobretudo, para atuar como leitor crítico – no sentido amplo do termo – e como agente eficaz na construção da cidadania e, portanto, capaz de fazer uso da linguagem, notadamente a verbal, nas suas diferentes manifestações. O Curso de Letras deverá facultar ao estudante, por meio de uma sólida formação acadêmica e do desenvolvimento de competências e habilidades exigidas para uma atuação profissional eficaz: 1- uma visão mais ampla de mundo, de maneira que ele possa nortear suas ações baseando-se numa percepção nítida do papel a desempenhar no seu ambiente sócio-cultural-profissional; 2- a participação e corresponsabilidade pela formação e transformação do mundo no qual se insere; 3- estímulo e desenvolvimento de seu senso crítico, de sua capacidade empreendedora e de iniciativa para enfrentar os desafios da profissão.
Profissão
Espera-se que o profissional formado em Letras (Habilitação Português e Inglês) tenha um domínio da língua enquanto objeto de seus estudos, sobretudo no tocante à estrutura, funcionamento e manifestações culturais. Deve ainda ser capaz de refletir teoricamente sobre questões linguísticas e literárias, articulando ensino, pesquisa e extensão. Pensando um processo de aprendizagem que prepare o formando para a sua especificidade, mas que também o torne capaz de atuar em áreas afins, e baseando-se no que dispõem as Diretrizes curriculares para os cursos de Letras (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001a) e no que sugere Fiorin (2001, p. 17) ___ que recorre à Portaria MEC n. 55/98 ___ esta proposta relaciona-se às seguintes competências e habilidades esperadas de um profissional de Letras (ressalte-se que um domínio mais amplo das três últimas habilidades relacionadas deverá ser exigido dos licenciandos):
1. domínio do uso da língua portuguesa e uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
2. capacidade de reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
3. reconhecimento das variedades linguísticas existentes e dos diferentes registros da linguagem;
4. visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;
5. domínio ativo e crítico de um repertório representativo das literaturas específicas a cada idioma;
6. conhecimento das especificidades do texto literário: gêneros, estruturas, circulação, recepção;
7. utilização dos recursos da informática;
8. percepção de diferentes contextos interculturais;
9. domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
10. domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
11. formação de uma prática de leitura do texto literário que possibilite a leitura crítica e criativa junto a seus alunos.