Matemática - Licenciatura - Catalão

Sede do curso: Regional Catalão

Sobre o curso de Matemática - Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Matemática da Regional Catalão/UFG visa uma base sólida de conhecimentos específicos da área de Matemática e Educação Matemática, associada ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente, por meio de componentes curriculares de articulação entre teoria e prática.

As disciplinas oferecidas pelo curso foram divididas em dois núcleos: o Núcleo Comum e o Núcleo Específico. No Núcleo Comum todas as disciplinas são obrigatórias e totalizam 1440h, enquanto que no Núcleo Específico, as disciplinas se dividem em obrigatórias e optativas, totalizando 1232h.

O aluno precisa cursar um total de 128h provindas de disciplinas do Núcleo Livre. Além disso, cumprir um mínimo de 200h de Atividades Complementares, totalizando assim, 3000h.

Espera-se que os egressos constituam-se em educadores e professores de matemática que sejam, em um só tempo, reflexivos, críticos, criativos, investigadores do universo sócio-cultural em que atuam, pesquisadores que façam da sua própria prática docente elemento de reflexão e crítica indispensável ao seu desenvolvimento profissional.

Almeja-se também que o concluinte alcance sólida formação de caráter holístico, sólidos conhecimentos teórico, relativo aos saberes matemáticos, e teórico-prática, relativa aos saberes educacionais, bem como uma visão histórico-crítico-tecnológica destes conhecimentos e às relações existentes entre eles. Com isso, busca-se garantir ao licenciando chegar ao fim do curso em condições de assumir a sua função profissional em liberdade de pensamento, com a consciência da abrangência sócio-político-cultural que é própria do universo docente.

Vislumbra-se, portanto, que o novo profissional seja um agente da construção do conhecimento e da cidadania, enquanto facilitador, mediador e incentivador dos alunos com os quais compartilha um ambiente de aprendizagem.

Assim, o licenciado terá a formação inicial necessária para enfrentar de modo criativo e crítico os desafios impostos pelas rápidas – e, muitas vezes, bruscas – transformações sócio-político-culturais que acabam por modificar as formas de organização do mercado de trabalho e do meio acadêmico em geral.