Pedagogia - Licenciatura - Catalão

Sede do curso: Regional Catalão

Sobre o curso de Pedagogia - Licenciatura

O Curso de Graduação em Pedagogia, Regional Catalão, Universidade Federal de Goiás, foi criado em 1988 e vem integrando a política de descentralização do Ensino Superior, promovida pela UFG, cujo objetivo é propiciar uma aproximação maior da universidade com seus cursos e com as necessidades da região onde atua, no caso particular, o Sudeste Goiano.

O Curso de Pedagogia prepara professores para a atuar na Educação Básica, atendendo as demandas da sociedade contemporânea, quanto aos aspectos pedagógicos, ético, estético, político, social e cultural.

Os conteúdos básicos para a formação profissional são estudados no Curso de Pedagogia, tais como: História da Educação, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da educação Didática e Formação de Professores., Fundamentos e Metodologias em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Naturais, Alfabetização e Letramento, Gestão e Organização do Trabalho Docente, Arte e Educação, Cultura, Currículo e Avaliação, Educação, Comunicação e Mídias, Libras, Educação Especial, Estágio na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, no último ano realiza Trabalho de Conclusão de Curso.

O Curso de Graduação em Pedagogia confere o grau de “Licenciado em Pedagogia”, com ênfase na Docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Esta graduação se define como um campo de estudos que investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios apropriados de formação humana em uma determinada sociedade.

O Pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos e contextos referentes à educação, em diferentes níveis e modalidades.

O Pedagogo atua como professor da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos cursos de licenciatura e como técnico de educação em instituições de Ensino Superior. É, ainda, gestor e coordenador na Eduação Básica e atua em processos educativos não escolares: Ongs, hospitais e empresas.