Pedagogia - Licenciatura - Jataí

Turno: matutino

Duração: oito semestres (4 anos)

Sede do curso: Regional Jataí

Ingresso: 1º semestre de cada ano

Site do curso

Turno: noturno

Duração: oito semestres (4 anos)

Sede do curso: Regional Jataí

Entrada no curso: 1º semestre de cada ano

Site do curso

Sobre o curso de Pedagogia

Desde a implantação, o curso de Pedagogia em Jataí, recebeu orientações da Faculdade de Educação da UFG. No processo de reformulação curricular defendeu a formação do pedagogo para o trabalho docente. Contestou a dicotomia licenciatura/bacharelado, pedagogia/outras licenciaturas, gestor/professor, como expressão da divisão do trabalho na escola. Ao posicionar-se contra a degradação do espaço e do serviço público, a FE/UFG afirmou o caráter público e a autonomia da universidade se contrapondo à estratégia de expansão do trabalho tecnicista, cuja finalidade era gerar recursos financeiros e enxugar custos, transformando a educação em um negócio lucrativo. Os docentes do Curso de Pedagogia da UFG em Jataí não só abraçaram essa defesa, como a sustentaram, ainda que sob condições adversas de trabalho, sempre denunciadas nos diversos espaços.

Em consonância com a resolução do Conselho Nacional de Educação/CP n° 01/2006 a estrutura curricular do Curso de Pedagogia se organizará a partir de três eixos norteadores, a saber: 1-Núcleo de estudos básicos, que compreenderá a formação, “sem perder de vista a diversidade nacional e multiculturalidade, por meio do estudo acurado da literatura pertinente e de realidades educacionais, assim como por meio de reflexão e ações críticas”. Comporão este núcleo as disciplinas do núcleo comum, núcleo específico e núcleo livre; 2-Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos “voltado às áreas de atuação profissional priorizadas pelo projeto pedagógico […] atendendo a demandas sociais que oportunizará a investigação sobre processos educativos e gestoriais […] avaliação, criação e uso de textos, materiais didáticos, procedimentos e processos de aprendizagem […] estudo, análise e avaliação de teorias da educação, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras”. Comporão este núcleo as disciplinas de Estágio, do núcleo específico, perfazendo quatrocentas e quarenta e oito horas. 3. Núcleo de estudos integradores “que proporcionará enriquecimento curricular”, e que será composto por duzentas horas de atividades complementares a ser computada preferencialmente, pela participação em projetos de extensão, monitoria, iniciação científica e eventos científicos promovidos pelos cursos da UFG/CAJ e de outras instituições.

Profissão

A formação no curso é concebida como processo de inserção crítica dos egressos no universo da cultura, do pensamento, da crítica, da autonomia, da liberdade, da justiça, da democracia e da solidariedade. Ao invés de conhecimentos, de informações e de novidades nas várias áreas do saber, do aprender a fazer e do aprender a aprender, busca-se; formação crítica, rigorosa e radical, o aprendizado do trabalho com conceitos e articulações da teoria e da prática, indispensáveis à autonomia de pensamento e criação em todas as dimensões da existência e da educação, que permita a inserção do licenciado nos espaços tradicionais e nos emergentes com igual segurança teórico-prática.

A proposta curricular, centrada na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visa formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzidos. Pauta-se nos princípios: a) o processo educativo como parte integrante da realidade sócio-histórico-cultural; b)o trabalho docente como eixo da formação do pedagogo nos contextos escolares e não escolares; c)a formação teórica sólida que permita compreender, de forma crítica e rigorosa, a sociedade, a educação e a cultura; d) unidade entre teoria e prática; e) a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura; f) a pesquisa como dimensão de formação e do trabalho docente, visa à inserção crítica dos egressos na esfera da compreensão e produção contínuas do saber; g) autonomia dos trabalhos docente e discente; h)interdisciplinaridade na organização curricular.

Clique aqui para visualizar o site do curso.